sábado, 15 de março de 2014

Imperador Huizong, defensor das artes chinesas

O imperador Huizong viveu entre 1082 e 1135 d.C., foi filho do Imperador Shenzong, sexta geração de governantes da Dinastia Song.  O irmão de Shenzong, Zhezong, governou como a sétima geração da Dinastia Song, que por sua vez não deixou descendentes após a morte, é onde entra em cena Huizong como a oitava e ultima geração de governantes da Dinastia Song do Norte. 

Huizong governou entre 1100 à 1126, durante seu governo promoveu a China à grandeza cultural. atitude que rendeu sua importância como patrono das artes, ao mesmo tempo é também lembrado como um fracasso na política. Era poeta, pintor (do estilo "pássaro e flor") e calígrafo, vivia cercado de artistas de diversas regiões da China.

Detalhe do poema "Brisa do Entardecer". Fonte: hycadventures
Desenvolveu um estilo de caligrafia próprio denominado "ouro fino" (瘦金體), cujos caracteres eram trabalhados com pinceladas finas e firmes, tal qual filamentos de ouro, em movimentos de pincel rápidos e intencionalmente exagerados.

Na china a caligrafia é vista como uma forma primária de arte, ou seja, chefia todas as outras modalidades, o que é admirado na caligrafia não é o significado, mas a forma o e movimento do pincel que transmite o movimento de mente do artista, não há retoque na arte da caligrafia chinesa.

"Os pássaros da Montanha"(山禽) de Huizong.
Fonte: hycadventures
Huizong promoveu uma grande inovação na cultura chinesa, a utilização de três modalidades artísticas em um único trabalho. As "três perfeições" como são chamados a caligrafia, a pintura e a poesia.  Essa combinação foi feita pela primeira vez na obra "Os Pássaros da Montanha".

O artista chama a atenção do espectador para  poema através da curvatura do galho da ameixeira. O poema, feito no seu requintado estilo, tem um papel fundamental para o entendimento da obra. 

"Os pássaros da montanha estão ociosos, corteses, e tranquilos. 

A ameixeira rústica, é tingida pela luz, é macia e suave.
Com esta pintura vem a minha promessa para você - 
Mil outonos mais esperam por nossas cabeças grisalhas"​​.

O casal de pássaros possui no topo das cabeças penas brancas ou as "cabeças grisalhas" os cabelos brancos da velhice que são menções a felicidade. Os pássaros estão próximos, acomodados, são dois companheiros na vida. São símbolos de amor eterno e fidelidade. A árvore escolhida para a composição da obra, a ameixeira, reforça a poética da obra, pois ela floresce no inverno e possui uma boa fragrância. Ainda podemos observar as flores que desbrocham na base da árvore e os botões que ainda a abrir.

Imperador Huizong. Fonte: wikipedia
O Imperador Huizong ainda patrocinou muitos artistas, foi responsável pela criação da "Casa imperial da pintura" utilizada para compartilhar as melhores pinturas da China. Fundou muitas escolas, instituições de caridade, hospitais e orfanatos. Em 1107 mais um grande feito, escreveu o "Tratado Sobre o Chá" onde detalha os aspectos sobre a arte da cerimonia do chá.

Texto por Vini Jovino


Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho,deixe um comentário!



Bibliografia:
(s.d.). Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Treatise_on_Tea

Carter, H. (s.d.). HyC Adventures. Acesso em 01 de 2014, disponível em http://www.hycadventures.com/page34.php

China Online Museum. (s.d.). Acesso em 05 de 2014, disponível em http://www.chinaonlinemuseum.com/painting-zhao-ji.php

Roberts, J. A. (2000). História da China. Edições Texto e Grafia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário