domingo, 30 de março de 2014

QUAL O MELHOR ALONGAMENTO PARA O KUNG FU IEN JIAO FAN TZI ?


Alongamento é o trabalho realizado para aumentar a flexibilidade muscular promovendo o estiramento das fibras diminuindo a tensão. A flexibilidade é a capacidade de movimentar uma ou mais articulações com uma ampla movimentação sem restrição e dor, influenciada pelos músculos, tendões, ligamentos, estrutura óssea, tecido adiposo, pele e tecido conjuntivo associado (Hernandez, P. 2007).

Existe alguns componentes da flexibilidade: Mobilidade Articular, Extensibilidade, Elasticidade, Plasticidade, Maleabilidade.

Gão Mestre Lau Fat Man

Alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento da flexibilidade. Os fatores intrínsecos são: estrutura óssea do esqueleto, massa adiposa, músculos, tendões, tecido conjuntivo em torno da articulação, sistema nervoso. Os extrínsecos são: sexo, idade, aquecimento músculo prévio, temperatura do ambiente, costumes sociais, estados emocionais e horário do dia.

Existem diferentes metodologias para alongar o músculo e desenvolver um trabalho especifico para o ganho da flexibilidade. Os quatro principais tipos de alongamento são: passivo, ativo, balístico e com facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).

O alongamento passivo-estático, o indivíduo assume uma posição alongada até sentir um pequeno desconforto e a mantém por um período de tempo que pode variar de cinco segundos até dois minutos.



No Brasil o sistema Ien Jiao Fan Tzi utiliza mais o alongamento estático, porém esse não é o mais indicado para esse estilo de Kung Fu, porque é um estilo que precisa de muita flexibilidade e força, o ideal seria iniciar com o alongamento estático e depois com o balístico.

O alongamento balístico usa contrações musculares para forçar a extensão do músculo por meio de movimento pendulares ininterruptos (vai e vem).


                                        Texto por: Márcio Honório Professor de Educação Física CREF:100566-G/SP e
                                        Faixa Preta de Kung Fu Ien Jiao Fan Tzi




Bibliografia:
Hernandez Diaz, Paul E . Flexibilidade: Evidência Científica e Metodologia do Treinamento, 2007.


                                                          

sábado, 15 de março de 2014

Imperador Huizong, defensor das artes chinesas

O imperador Huizong viveu entre 1082 e 1135 d.C., foi filho do Imperador Shenzong, sexta geração de governantes da Dinastia Song.  O irmão de Shenzong, Zhezong, governou como a sétima geração da Dinastia Song, que por sua vez não deixou descendentes após a morte, é onde entra em cena Huizong como a oitava e ultima geração de governantes da Dinastia Song do Norte. 

Huizong governou entre 1100 à 1126, durante seu governo promoveu a China à grandeza cultural. atitude que rendeu sua importância como patrono das artes, ao mesmo tempo é também lembrado como um fracasso na política. Era poeta, pintor (do estilo "pássaro e flor") e calígrafo, vivia cercado de artistas de diversas regiões da China.

Detalhe do poema "Brisa do Entardecer". Fonte: hycadventures
Desenvolveu um estilo de caligrafia próprio denominado "ouro fino" (瘦金體), cujos caracteres eram trabalhados com pinceladas finas e firmes, tal qual filamentos de ouro, em movimentos de pincel rápidos e intencionalmente exagerados.

Na china a caligrafia é vista como uma forma primária de arte, ou seja, chefia todas as outras modalidades, o que é admirado na caligrafia não é o significado, mas a forma o e movimento do pincel que transmite o movimento de mente do artista, não há retoque na arte da caligrafia chinesa.

"Os pássaros da Montanha"(山禽) de Huizong.
Fonte: hycadventures
Huizong promoveu uma grande inovação na cultura chinesa, a utilização de três modalidades artísticas em um único trabalho. As "três perfeições" como são chamados a caligrafia, a pintura e a poesia.  Essa combinação foi feita pela primeira vez na obra "Os Pássaros da Montanha".

O artista chama a atenção do espectador para  poema através da curvatura do galho da ameixeira. O poema, feito no seu requintado estilo, tem um papel fundamental para o entendimento da obra. 

"Os pássaros da montanha estão ociosos, corteses, e tranquilos. 

A ameixeira rústica, é tingida pela luz, é macia e suave.
Com esta pintura vem a minha promessa para você - 
Mil outonos mais esperam por nossas cabeças grisalhas"​​.

O casal de pássaros possui no topo das cabeças penas brancas ou as "cabeças grisalhas" os cabelos brancos da velhice que são menções a felicidade. Os pássaros estão próximos, acomodados, são dois companheiros na vida. São símbolos de amor eterno e fidelidade. A árvore escolhida para a composição da obra, a ameixeira, reforça a poética da obra, pois ela floresce no inverno e possui uma boa fragrância. Ainda podemos observar as flores que desbrocham na base da árvore e os botões que ainda a abrir.

Imperador Huizong. Fonte: wikipedia
O Imperador Huizong ainda patrocinou muitos artistas, foi responsável pela criação da "Casa imperial da pintura" utilizada para compartilhar as melhores pinturas da China. Fundou muitas escolas, instituições de caridade, hospitais e orfanatos. Em 1107 mais um grande feito, escreveu o "Tratado Sobre o Chá" onde detalha os aspectos sobre a arte da cerimonia do chá.

Texto por Vini Jovino


Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho,deixe um comentário!



Bibliografia:
(s.d.). Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Treatise_on_Tea

Carter, H. (s.d.). HyC Adventures. Acesso em 01 de 2014, disponível em http://www.hycadventures.com/page34.php

China Online Museum. (s.d.). Acesso em 05 de 2014, disponível em http://www.chinaonlinemuseum.com/painting-zhao-ji.php

Roberts, J. A. (2000). História da China. Edições Texto e Grafia.

domingo, 9 de março de 2014

Inauguração Ien Jiao Fan Tzi Kung Fu EMBU

A Ien Jiao Fan Tzi Kung Fu Academy orgulhosamente anuncia a abertura oficial da nossa filial em Embu das Artes, ministrada pelo Sifu Márcio Honório e pela Professora Débora Silva Lima.

A inauguração aconteceu na tarde de 1 de março na região de Embu das Artes, contando com a presença de professores, alunos, amigos, familiares e de moradores da região.

Uma grande equipe se organizou para o evento, abrindo a a seção de apresentações a equipe de Dança de Leão liderada pelo Sifu Man em parceria com a equipe do Sifu Ricardo Sobreira e Associação Escola Shaolin Wu Shu do Sifu Gutenberg Lins. As apresentações de formas contamos com a presença dos atletas: Sifu Antonio Cassiano, Sifu Eliseu, Sifu Márcio Honório, Sifu Gutenberg Lins, Sifu Ricardo Sobreira, Si HIng Francisco Michel, Dai Si Jhe Evelyn, Vinícius Jovino, Toninho, Patricia Rodrigues, Luana Osawa e Pedro.

Gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos na organização, a todos os visitantes e alunos que puderam prestigiar nosso trabalho. E também, para parabenizar o Sifu Márcio Honório pela iniciativa e dedicação na divulgação do nosso trabalho na Ien Jiao Fan Tzi Kung Fu Academy e da linhagem de Kung Fu Garra de Águia Lau Fat Mang, toda sorte do mundo nessa jornada!

Para saber mais sobre o Sifu Márcio Honório e a Ien Jiao Fan Tzi EMBU acesse: 



Confiram as fotos do evento.
Texto por Vini Jovino

Equipe de professores e alunos responsáveis pelas apresentações.
 

 






 



 

               











sábado, 8 de março de 2014

Simpósio Jutaisô de Palestras

Equipe da Ien Jiao Fan Tzi durante a apresentação.
No dia 8 de fevereiro a equipe da Ien Jiao Fan Tzi participou de um evento promovido pela Associação Jutaisô (http://jutaiso.blogspot.com.br/).

O evento reuniu alunos, médicos, professores que trouxeram palestras sobre qualidade de vida, educação física, artes marciais, entre outros para discutir com a comunidade local. Nossa equipe fez uma pequena demonstração de Kung Fu acompanhada de uma palestra sobre o mesmo e o estilo Garra de Águia.

A Associação Jutaisô, criada pelo por Jiro Aoyama, oferece ministra cursos de Jutaisô, Judô, Karatê, Ioga, Pilates, musculação terapêutica e terapias orientais como acupuntura e ventosa. Um espaço muito agradável para se trabalhar corpo e mente através de profissionais de alto nível.

Fonte: jutaiso

Fonte: jutaiso

Fonte: jutaiso

Texto po Vini Jovino