sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Grandes personagens do Cinema | Jet Li



O kung fu tratata-se de um dos esportes mais tradicionais da China e não é de hoje que é admirado por sua beleza de movimentos, aspecto tradicional e benefícios que trazem para o corpo e mente do praticante. Os filmes de kung fu possuem uma parte fundamental dentro desta história, a presença de grandes personagens como Jet Li e Jackie Chan incentivaram, e incentivam, muitas pessoas a iniciarem a pratica desta arte tradicional.

Imagem: soundonsight.org
Jet Li (Li Lian Jie), nascido em 26 de Abril de 1963, já possui em sua carreira mais de 40 filmes, bem distribuídos entre socos rápidos, cenas violentas e saltos impressionantes que deixariam qualquer personagem da série Dragon Ball com inveja.



Em 1982, ganhando apenas $700, teve sua primeira aparição em O Templo de Shaolin: O Herdeiros de Shaolin, o filme ficcionaliza eventos históricos e conta como o imperador Tang é traído. Enquanto isso, o filho de um dos escravos do imperador escava e se refugia no templo de Shaolin, onde aprende Kung Fu e, para nossa felicidade, planeja vingança para o novo imperador. É possível, neste filme, se deslumbrar com o treinamento realizado por monges, estilos como bêbado e o uso de armas como facão, lança e espada.

Apesar de um filme com baixo investimento ele é muito bem produzido, quanto a figurino e cenas abertas e fechadas. As cenas de lutas, grande diferencial, não possuem efeitos especiais, incríveis saltos e vôos entre arvores, mas sim seqüência bem treinadas e sincronizadas, sem excessos, como um praticante de kung fu pode gostar de assistir. 

Este filme está disponível no Youtube em sua versão completa e dublada. (Embora esteja no filme a data de 1976, ele é de 1982) 

Texto por Alfredo Bechara

Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho,deixe um comentário! 

Referência: http://www.imdb.com/title/tt0079891/plotsummary?ref_=tt_ov_pl

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Kung-Fu, a Arte Marcial Chinesa.



O kung fu foi a arma secreta usada em seu exército, pelo imperador Amarelo, Huang Ti, em suas campanhas, e foi ele o primeiro a unificar o povo chinês, um dos precursores do I Ching, o famoso oráculo chinês. Também a este imperador se atribui a criação do calendário lunar e do famoso horóscopo chinês. 

Imperador Huang Ti
A história narra que este legendário governante deixou a sua marca quando ele e seu general escreveram o clássico da medicina interna do imperador amarelo, um básico de acupuntura, o qual até hoje é referido. 

Outras modalidades de lutas derivadas do kung-fu eram conhecidas, mas o imperador amarelo foi o primeiro a empregar estas disciplinas de lutas numa grande quantidade de gente. O negócio começou quando, certa vez, alguém notou que com uma esquiva ou um pontapé, podia nocautear o inimigo. Os historiadores pensam que tudo iniciou quando alguém acertou alguém com um pedaço de pau, e esse alguém não levantou mais. Todavia, de uma forma ou de outra, as técnicas foram surgindo e transmitidas de pai para filho. 

Milhares de anos se assaram e o Kung-Fu passou a ter milhões de adeptos. Chegou ao clímax durante a era feudal dos Estados (770-480 a.C.), e as escrituras de Shin Ching diziam: "Sem as técnicas de boxe, um homem e relegado aos piores postos no exército". 

O Kung-Fu foi grandemente influenciado pelas mudanças havidas na filosofia e religião. A primeira grande influência moral nesta arte oriental de luta veio do Taoísmo e seu fundador Lao-Tze, escreveu TAO-TE-CHING, por volta de 590 a.C. Ele pregava o retorno a simplicidade e humildade. 

Muito taoistas concentraram-se em contemplação espirituais, exercícios respiratórios, e na procura dos segredos da medicina e alquimia. Outros vieram a ser conhecidos como famosos homens de espada de KUNG-FU.

Texto por Francisco Michel

Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho,deixe um comentário! 

Bibliografia 

Minami Keizi 

Hans Freund 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Chi Kung


Na vida temos um caminho, e nesse caminho temos fases diferentes, para todo esse processo temos que utilizar o chi (energia), porém pode-se haver alterações e desequilíbrio. Isso pode ocorrer por vários fatores como: físico, emocional, social, financeiro.

O Chi é a energia que é transportado no sangue e circula nas células, ele pode ser adquirido através dos alimentos, dos líquidos e do ar, quando o bebê está em gestação é a mãe que transmite através do cordão umbilical.

Chi kung é uma técnica milenar chinesa baseado em meditação exercício físico e exercício respiratório, que contribui para melhorar o Chi assim cooperando para uma vida saudável. O Chi Kung pode ser dividida em três períodos de acordo com os registros escritos:

A primeira origem surgiu com o livro das mutações (Yi Jing) na dinastia Chou (1150-249 a.C), para melhorar a circulação. O segundo período (religioso) surgiu na Dinastia Liang no mosteiro Shao Lin, com a chegada de Bodhidharma na China, que veio da Índia e se instalou no templo. O terceiro período (marcial) surgiu na Dinastia Liang (502-557 d.C) também através do monge Bodhidharma.

Existem muitos estilos e escolas de Chi Kung. Existe o Chi Kung para saúde, para terapia, para as artes marciais e para o desenvolvimento espiritual.
Através das duas escolas de Chi kung o Confucionistas e o Taoistas, houve uma junção e foi denominada como Chi kung religioso, e tem o objetivo de trazer a paz, harmonia equilibrando a pessoa.

O Chi Kung dos médicos tem o intuito de prevenir doenças e contribuir para melhoria, mais também não é só o Chi Kung que faz parte da medicina chinesa existem outros métodos de prevenção como: Acupuntura, ervas medicinais, massagem, ventosa entre outros.


O Chi Kung marcial surgiu no templo Shao Lin com a chegada de Bodhidharma, ele percebeu que os monges estavam debilitados e precisava praticar uma atividade física.



O Chi Kung apesar de existir a milhares de anos ainda é uma técnica pouco estudado cientificamente, mas há vários centros de pesquisas no mundo inteiro que vem provando seus benefícios.

Sua opinião é muito importante para o nosso trabalho,deixe um comentário!

Bibliografia:

CARNIE, L.V. Chi Gung (qigong) cura chinesa. São Paulo: Pensamento, 2000.

CHUEN, L.K. O caminho da energia: Domine a arte chinesa da força interior com exercícios de Chi Kung. São Paulo: Manole, 2000.

MACIOCIA, G. Fundamentos da Medicina Chinesa. São Paulo: Roca, 1996.

MING, Y.J. Chi Kung: health and martial arts. YMAA, 1985.